segunda-feira, 27 de abril de 2009

A febre chamada Orkut


Compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem valores e interesses em comum, conquistas amorosas e de novas amizades e muito entretenimento. Isso tudo é possível no âmbito do universo conhecido como orkut.

Desde a sua criação em 24 de janeiro de 2004, essa rede social passou por algumas modificações que permitem, por exemplo, realizar mudanças na aparência da página. Ferramentas que bloqueiam fotos, recados e depoimentos foram criadas com o passar do tempo para permitir a segurança e a privacidade dos usuários. Outros dispositivos também surgiram para mostrar as alterações nos perfis dos amigos virtuais e para permitir a inserção de comentários nos arquivos que foram postados. Além do mais, uma versão mais leve também foi disponibilizada para facilitar a visualização das imagens e dos vídeos postados.

O invento do Orkut Buyukkokten, engenheiro turco da empresa Google, é uma febre no Brasil. No país, o orkut é a rede social com maior participação de pessoas e o site mais visitado. Mais de 68 milhões de usuários utilizam esse serviço em terras tupiniquins. Os jovens que tem de 18 a 25 anos têm maior interesse pelo orkut. Discussões sobre temas atuais e o agrupamento de pessoas que apreciam assuntos que dizem respeito às esferas políticas, sociais, esportivas culturais são realizados nas chamadas “comunidades”. Esse dispositivo possibilita a rápida divulgação de informações e delinea o perfil e os gostos dos usuários.

Existe, atualmente, uma vasta gama de entretenimento e de interação na interface do orkut. Já é possível, por exemplo, conversar e trocar arquivos com os amigos através do Gtalk , expor as músicas preferidas e as informações sobre o time do coração, além de criar boneco com as características do usuário.

Não só de coisas boas vive o orkut. Alguns usuários utilizam o serviço para ferir a moral de outros, para promover seqüestros e atos de pedofilia. Por causa disso e por falta de novos atrativos, várias pessoas já abandonaram a rede social e migraram para outras, como Myspace, Facebook e Twitter.

Entre as inúmeras opiniões acerca da finalidade do orkut, surge, enfim, o seguinte questionamento: Qual será o futuro do orkut?

Nenhum comentário:

Postar um comentário